terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Quer ser lido e publicado?


Antes de enviar seu livro para uma gráfica ou publicar um e-book e sair por aí oferecendo-o a todos, inclusive a editoras, há uma série de cuidados que você precisa tomar. Podemos fazer uma comparação com o processo de filtragem da água realizado por grandes companhias de água e esgoto. Antes de se tornar potável, por exemplo, a água passa por diversos filtros, em uma sequência de incontáveis etapas, que incluem também a adição de substâncias que ajudam a torná-la própria ao consumo humano.
Escrever e publicar um livro, assim, não é o mesmo que escrever apenas uma história. Você precisa tornar a história própria ao consumo do mercado, que é composto, também, de leitores exigentes e conhecedores da língua, assim como por editoras com muitos anos de mercado que não colocarão seu selo em obras que não o mereçam.
Em resumo, antes de enviar seu livro para uma editora ou sair espalhando sua obra por aí (no caso de publicação por conta própria), você precisará revisar sua história e pedir que depois de você outros o façam. Terá também de se informar sobre o que editoras esperam e a melhor forma de se reportar a elas. Por fim, mas tão importante quanto os passos anteriores, você deverá fazer sua própria imagem, o que, nos tempos atuais, inclui envolver-se com as redes sociais, fazer contatos com outros escritores e especialmente com potenciais leitores.
Abaixo, seguem alguns links que poderão ajudá-lo a "cair na real”:


0 comentários:

Postar um comentário