sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Os primeiros 15 minutos do seu livro

Você já deve ter se deparado com filmes que não lhe prenderam a atenção porque nada significativo (para você) ocorreu nos primeiros 15 minutos. Esse é mais ou menos o tempo que um longa-metragem tem para capturar a atenção do telespectador. É por esse motivo que alguns filmes investem pesado nas primeiras cenas, apresentando momentos de ação, suspense ou algum mistério que faça aumentar a tensão ou atraia a curiosidade de quem assiste. E como você, autor, espera conquistar a atenção do leitor nos primeiros 15 minutos do seu livro?


É claro que 15 minutos de leitura é uma estimativa simbólica. Entretanto, talvez você, escritor, tenha bem menos tempo do que isso para conquistar seu próximo leitor, especialmente se a escolha do livro estiver sendo feita em uma livraria sem um lugar para sentar.

Em suas primeiras páginas, o livro precisa ser instigante. Para tanto, o autor pode, por exemplo, explorar cenas de ação ou mencionar um mistério que crie curiosidade em quem está lendo. Uma ficção policial precisa, entre outros ingredientes, de ao menos um crime/caso em suas primeiras páginas. Uma fantasia precisa de mistérios ou vilões. Se nenhum desses ganchos - ou semelhantes - aparecer logo, há uma boa chance de o autor perder um leitor simplesmente porque a história demorou para dizer a que veio.

Acima de tudo, as primeiras páginas devem prender a atenção porque estão bem escritas, mesmo que o restante da obra não mantenha o mesmo nível. Você já observou que as séries que vão bem no início e depois não conseguem manter a qualidade mantém, mesmo assim, boa parte de seu público?

Se você chegou até aqui, então eu consegui mantê-lo curioso o suficiente para querer conhecer o final desse pequeno artigo, e é para isso também que serve o primeiro parágrafo, a introdução e cada página de um livro. Então, meu conselho é: invista pesado no começo de sua história. Se você revisou e alterou cinco vezes a sua obra, duplique essa quantidade para as primeiras páginas. Agarre seu leitor como um boiadeiro enlaça o boi brabo. Depois disso, é só mantê-lo nas cordas.


0 comentários:

Postar um comentário